Ex-Reitor da UA é ’embaixador’ do movimento MARIA.

2019-07-24 15:38

Categoria: 

Concelho: 

Manuel Assunção é o novo ’embaixador’ do Movimento de Amigos da Ria de Aveiro (MARIA) , juntando-se aos velejadores Nuno Barreto e Renato Conde.

“A aceitação do convite” pelo antigo Reitor da Universidade de Aveiro “é uma enorme honra e um extraordinário motivo de orgulho e satisfação para o Movimento”, é referido em comunicado enviado à Redacção Terra Nova.

É um “incentivo para prosseguir o trabalho já iniciado em defesa da Ria de Aveiro e do ecossistema que lhe está associado”, vincam.

Manuel Assunção é professor catedrático no Departamento de Física da Universidade de Aveiro, tendo sido investigador no Glass Ceramics Laboratory da Universidade de Warwick, Reino Unido, pela qual obteve o grau de Doutor, e no Laboratório Associado I3N-Instituto de Nanoestruturas, Nanomodelação e Nanofabricação/Física de Semicondutores em Camadas Optoelectrónicas e Sistemas Desordenados.

No seu extenso currículo, Manuel Assunção integra ainda o cargo de Presidente do Conselho de Administração do PCI - Parque de Ciência e Inovação, que levou à instalação do Creative Science Park da Região de Aveiro, e foi co-fundador a Fábrica - Centro de Ciência Viva de Aveiro.

Os ’embaixadores’ do MARIA “são personalidades de reconhecido mérito nos domínios das artes, da cultura, da ciência, do desporto ou da sociedade em geral, que aceitam disponibilizar o seu talento, prestígio e aceitação pública para promover e defender o articulado da Carta de Princípios do MARIA, bem como o ecossistema e a presente realidade sócio-territorial da Ria de Aveiro”.

O movimento, que tem vindo a assumir-se como grupo de pressão em defesa da laguna, está a dar passos para passar a Associação.