“Este software está numa vertente inovadora” - Dayse Neri de Souza sobre orientador virtual.

2015-02-13 11:18

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Os autores da aplicação informática de apoio ao processo de orientação de pesquisas académicas, inspirada no trabalho de Isabel Alarcão, professora aposentada do Departamento de Educação e antiga Reitora da Universidade de Aveiro (UA), querem ver o software nos países de Língua Oficial Portuguesa mas admitem a internacionalização para outros países.

A aplicação, desenvolvida pelos investigadores Dayse Neri de Souza e Francislê Neri de Souza, do Departamento de Educação, pela inspiradora do trabalho e numa parceria com a Pictonio, empresa graduada da Incubadora de Empresas da UA (IEUA), salientam o carácter inovador.

“Antes de idealizarmos a proposta fizemos o trabalho de casa. Fomos em busca de software e para nossa surpresa não havia nenhuma proposta neste âmbito. Este software está numa vertente inovadora”, revela Dayse Neri de Souza.

Como elaborar e executar um projeto de investigação? Como orientar e ser orientado? A aplicação web IARS® (Isabel Alarcão Research Software) responde a estas e outras questões e permite interação num ambiente de trabalho tutorial que pode ser visível apenas pelo orientador e para o orientando, mas também permite trabalhar em grupo e, assim, rentabilizar interações de caráter menos restrito. O “Orientador Virtual” fornece a quem realiza a pesquisa ajuda na elaboração dos projetos.