Estarreja recebe encontro da associação portuguesa de segurança.

2015-05-12 08:21

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Segurança organiza, esta terça, o seu 26.º Fórum, em Estarreja, dedicado aos riscos industriais e à sua prevenção, assim como a gestão de emergências em ambientes industriais. Este evento é organizado numa altura em que se sabe que as intervenções de socorro em incêndios industriais diminuíram em 2014, em comparação com 2013 e 2012*.

“No ano passado, as intervenções de socorro em incêndios industriais diminuíram, o que é de assinalar. No entanto, ainda há muito a fazer, uma vez que se verificaram 626 incêndios industriais e 1003 acidentes tecnológicos e industriais em 2014. Queremos ter um papel ativo na diminuição destes números, começando por iniciativas como este Fórum”, afirma Maria João Conde, secretária geral da APSEI.

 Como deverá ser efetuada a comunicação de acidentes graves? Quais as estratégias de prevenção para evitar acidentes com matérias perigosas? O que fazer em caso de derrame? Estas são algumas das questões às quais o Fórum pretende dar resposta. O programa abordará também a segurança em atmosferas explosivas, o trabalho em espaços confinados e a conceção de exercícios para indústrias.

O 26.º Fórum APSEI "Riscos Industriais: Prevenção e Emergência" conta com oradores como Nuno Mondril, da Autoridade Nacional de Proteção Civil; Jorge Couto da Companhia de Bombeiros Sapadores de Setúbal ou de Nuno Martins, da Tecniquitel. O evento terá, ainda, a intervenção de Maria João Conde, secretária geral da APSEI. Os trabalhos decorrem no eco-parque.