Estarreja: Mercado Antigo na abertura das Festas do Município.

2019-06-06 10:02

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

Estarreja em tempo de festas com a celebração de Santo António, da Cidade e do Município.

A partir de sábado, dia 8, há Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Tasquinhas e os concertos no palco do Parque Municipal do Antuã.

Até 16 de junho, a tradição estarrejense está de novo na rua com animação no centro da cidade.

Mercado Antigo, Marchas Populares, Bandas em Festas, Jogos Tradicionais, Festival de Folclore, Feira de Artesanato Urbano e concertos de Augusto Canário, Piruka, The Gift e Toy são algumas das atividades em destaque das Festas.

O arranque pertence ao mercado pregão, taberna típica, vestes e música tradicional num Mercado Antigo que relembra o quotidiano até ao início do séc. XX com espaços de venda, encenações, trajes, artesanato, comes e bebes, costumes, artes, ofícios e música tradicional num convívio que atravessa gerações.

João Alegria, vereador da autarquia, destaca a realização do mercado e o desfile etnográfico protagonizado por associações locais (com áudio)

No primeiro dia do Mercado Antigo (dia 8), destaque para a inauguração da exposição “Recriações”, de Abel Cunha, que apresenta um conjunto de fotografias, protagonizado pelos elementos dos cinco grupos etnográficos e de folclore de Estarreja.

No cartaz de animação destaque para Augusto Canário (dia 8), Piruka (dia 14), The Gift (dia 15) e Toy (dia 16).

Um dos momentos altos das festividades são as Marchas Populares (dia 12) que ganham vida graças à participação e forte colaboração das coletividades do concelho.

O Dia do Município (dia 13) conta com a Sessão Solene do Dia do Município (15h00, no Cine-Teatro de Estarreja), com as cerimónias religiosas que inclui uma missa campal e procissão.

João Alegria explica que as distinções visam alunos e atletas de "alto rendimento" e homenageia os carpinteiros navais (com áudio).

Destaque ainda para o desfile e o espetáculo inédito, desenhado especialmente para as Festas do Município pelas três bandas filarmónicas do concelho - Bingre Canelense, Visconde de Salreu e Club Pardilhoense -, naquele que será um “super-concerto” com mais de cento e cinquenta músicos no mesmo palco e os três Maestros das bandas – Nelson Aguiar, Afonso Alves, Martinho Rodrigues - na direção musical.