Estarreja: Festa de Natal arranca este sábado na praça Francisco Barbosa.

2019-11-30 10:15

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Festa de Natal chega, este sábado, a Estarreja.

Um concerto singular marcará o primeiro dia de um mês inteiro de programação dedicada à época mais especial do ano.

Como já é tradição, as vozes de 175 pequenos cantores irão anunciar o “Natalim – Um mundo de sonhos que não tem fim”.

A Praça Francisco Barbosa vai encher-se de bonecos de neve, soldadinhos de chumbo, fadas e duendes e dará as boas-vindas ao convidado mais aguardado pelas crianças, o Pai Natal. A abertura do Natalim está agendada para as 17h30, com música itinerante dos Blue & White.

Meia hora depois, às 18h00, os estarrejenses são convidados a fazer a contagem decrescente para que a magia aconteça: as luzes natalícias vão acender e embelezar toda a cidade, a Árvore de Natal gigante vai cintilar, o Carrossel de Natal começa a girar, o Coro de Natal das Atividades de Enriquecimento Curricular, com os seus 175 pequenos cantores, entoa melodias de Natal e aquece o ambiente para receber o Pai Natal.

A chegada do Pai Natal está prevista para as 18h30. O senhor das barbas brancas ficará pela Praça Francisco Barbosa na sua Casa onde irá receber e conversar com os mais novos para ouvir os seus pedidos de Natal.

O domingo, 1 de dezembro, começa com a “Caminhada de Natal: ofereça um brinquedo”, às 10h00, na Praça Francisco Barbosa.

Numa parceria com o Grupo de Voluntariado Comunitário de Estarreja, da Liga Portuguesa Contra o Cancro, para além de sensibilizar para a prática de exercício físico e adoção de estilos de vida saudáveis, a iniciativa promove a recolha de brinquedos novos ou usados (em bom estado de conservação), que serão oferecidos ao Espaço Criança da Liga Portuguesa da Luta contra o Cancro da Região Centro (Coimbra).

Com a participação das escolas de música e bandas do concelho, que se verificará ao longo de todo o Natalim, a tarde de domingo será animada com os novos talentos estarrejenses, às 15h com as atuações dos Ensembles de Saxofone e Clarinete da Banda Club Pardilhoense e, às 16h, da Escola de Música da Banda Visconde de Salreu.

Às 17h00, três palhaços prometem fazer rir e provocar muitas gargalhadas no “Circo Estrambólico”.

Ao todo são quase 50, as atividades que irão decorrer até dia 5 de janeiro de 2020, para além da programação permanente: Casa do Pai Natal, Mercado de Artes e Ofícios, (En)Canto dos Sabores – Street Food e Carrossel de Natal.

Entre as novidades deste ano, destaque para a Parada de Natal que no dia 15 de dezembro, domingo, às 16h00, desde a Rotunda das Bateiras até à Praça Francisco Barbosa, vai reunir mais de duas dezenas de coletividades locais e 400 participantes.