Estarreja e Murtosa em pedalada junto à ria.

2016-05-14 15:13

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O “Ria com Pedal”, Passeio de Bicicleta Estarreja – Murtosa, está marcado para este domingo. Os canais da Ria de Aveiro acompanham os cerca de 35 kms do percurso, que nas edições anteriores tem atraído centenas de ciclistas. As inscrições terminam esta quinta-feira.

Numa zona de forte tradição histórica associada ao uso de bicicleta pelas populações e onde a sua utilização ainda hoje é significativa, os concelhos de Estarreja e Murtosa juntaram-se para organizar um evento de promoção da mobilidade sustentável e das áreas ribeirinhas que marcam profundamente o seu território.

Esta 3ª edição tem como ponto de encontro a Casa Museu Egas Moniz, em Avanca, no concelho de Estarreja, a partir das 8h30. Às 9h30, dar-se-á início ao percurso de cerca de 35km, que percorrerá os dois concelhos, com passagem pela Ribeira do Mourão, Ribeiras de Pardilhó, Cais da Bestida, Ribeira de Pardelhas e Cais do Bico. O pelotão regressará à Quinta do Marinheiro onde decorrerá o almoço-convívio.

A iniciativa “Ria com Pedal” tem um cariz anual, com os Municípios de Estarreja e Murtosa a assumirem, alternadamente, a gestão logística do evento. Também a logística do almoço é assegurada por instituições de cada um dos concelhos, cabendo, nesta edição, essa tarefa à Associação Cultural de Salreu.

A inscrição tem um valor de 5€ e inclui o kit de participação e almoço, sendo que o valor da inscrição reverte a favor da Associação Cultural de Salreu, conferindo um cariz solidário à iniciativa. O passeio tem o apoio da Federação Portuguesa de Cicloturismo e Utilizadores da Bicicleta (FPCUB).