Estarreja e Coimbra assinalam os 70 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz.

2019-10-26 09:17

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja e Coimbra assinalam os 70 anos da atribuição do Prémio Nobel da Medicina a Egas Moniz com atividades, este fim de semana, com o fórum “O Cérebro no Século XXI”, no Convento de São Francisco, em Coimbra, e o concerto dos “Alma de Coimbra”, no Cine-Teatro de Estarreja (CTE).

No sábado, dia 26 de outubro, Coimbra recebe o fórum “O Cérebro no Século XXI”, no Convento de São Francisco.

Com início marcado para as 9h00, este evento conta com quatro simpósios que vão discutir os avanços do conhecimento na área do Cérebro, nomeadamente na investigação e no tratamento das doenças do sistema nervoso.

Será ainda inaugurada a exposição “Egas Moniz: um olhar” que evoca a memória e a obra de Egas Moniz.

No domingo, dia 27, às 16h, decorre no CTE, a cerimónia de entrega do Prémio Egas Moniz em Neurorradiologia 2019, um prémio bienal, de carreira e de tributo à Neurorradiologia portuguesa.

Durante esta sessão realizar-se-á também a apresentação oficial da “Bolsa Egas Moniz – Investigação Neurocientífica” a atribuir bianualmente, que visa dinamizar a apresentação de trabalhos de investigação originais e inovadores em temas de ética, medicina, saúde pública, biologia e ciências da vida, bem como estimular a cultura científica e a investigação clínica, na área das neurociências.

Logo de seguida, “Alma de Coimbra” sobe ao palco para um concerto de homenagem ao também cientista, professor, político, escritor, ensaísta e industrial.