Estarreja desenvolve aposta no turismo com formação de agentes turísticos locais.

2016-04-18 18:08

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara Municipal de Estarreja continua a apostar na consolidação da relação de parceria com a entidade do Turismo do Centro de Portugal e com a Agência Regional de Promoção Turística do Centro de Portugal (ARPT Centro de Portugal), tendo em vista a promoção turística dos recursos do seu território e apostando, particularmente, nos produtos “turísticos de nicho”, como o birdwatching.

 Envolveu igualmente os agentes turísticos locais, recolhendo os seus contributos e opiniões, de forma “a estarmos preparados para receber quem nos visita”, sublinha o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina, que tem liderado diretamente todo este processo.

 O autarca acredita que “o trabalho desenvolvido em conjunto, de forma consistente, consciente e partilhada, trará resultados muito positivos que perdurarão no tempo e no espaço. Contribuirá para a projeção de Estarreja fora das nossas fronteiras, promovendo e valorizando o nosso território, e para dinamização da economia local”.

  Após uma primeira reunião nos Paços do Concelho, à qual foram chamados os alojamentos locais, empresas de animação turística e de atividades de lazer (passeios de charrete) e espaços de restauração mais emblemáticos e de preservação do património local (Casa do Tear ou tecelagem), para além de técnicos da Câmara Municipal, os agentes turísticos foram convidados a participar num workshop na Casa da Cisterna, que decorreu no início deste mês em Castelo Rodrigo.

 Promovida em parceria com a ARPT Centro de Portugal, esta ação teve como objetivo a compreensão por parte dos empresários convidados de como um projeto de qualidade e com propostas de criação de valor com base no ecossistema da Região pode ser comercializado com sucesso.

 A autarquia tem em preparação uma outra ação, desta vez sobre o BioRia, dirigida prioritariamente a este grupo de alojamentos locais e promotores de atividades de animação turística e valorização do património local.

Um dos objetivos específicos em cima da mesa diz respeito à preparação da 3ª edição da ObservaRia – Estarreja Birdwatching Fair, que se realizará no próximo ano, em 2017, de 6 a 9 de abril. Num trabalho em estreita parceira com a ARPT Centro de Portugal, entidade que tem por objetivo a promoção externa de Portugal, pretende-se organizar uma “Pre Convention Tour” trazendo a Estarreja operadores turísticos e jornalistas dedicados ao turismo de natureza e mais especificamente ao birdwatching, provenientes de diversos países europeus, com especial incidência para o Reino Unido, Escandinávia e Alemanha.

 A feira dedicada ao turismo de natureza e observação de aves passa a ter uma periodicidade bienal, permitindo um reforço na promoção do evento e a concentração dos recursos municipais.

A edição de 2017 da ObservaRia reúne expositores, palestras, workshops, ateliers, exposições, atividades de campo e passeios (pedestres, de barco, veículo elétrico e kayak) e tem já alguns especialistas confirmados como a editora da revista Wildlife da BBC, Sheena Harvey, o autor sueco Erik Hirschfeld e Dale Forbes, da Swarovski Optik.