Estarreja debate formação e ensino profissional.

2018-03-18 12:50

Categoria: 

Concelho: 

A Câmara de Estarreja, em parceria com empresas locais e entidades formadoras, quer promover a reflexão sobre uma nova estratégia de formação e do ensino profissional que possa responder de modo efetivo à falta de recursos qualificados com que o mercado de trabalho se tem deparado.

O Seminário “O Futuro do Ensino Profissional nas Empresas e na Economia da Região” decorre esta segunda-feira, no Cine-Teatro de Estarreja.

Está lançado o mote para um dia de reflexão com a presença de especialistas, empresários, formadores e entidades como escolas, a Agência Nacional para a Qualificação, a Associação Industrial do Distrito de Aveiro e o Instituto de Emprego e da Formação Profissional.

Em debate três painéis: o futuro do ensino profissional, o futuro das empresas e o papel da formação profissional no futuro da economia.

Estarreja tem sentido na pele a falta de mão de obra especializada. “Infelizmente, hoje assistimos a um desequilíbrio entre a formação (académica ou não) lecionada em Portugal e a oferta de emprego. O Ensino Profissional perdeu estatuto desde há muito e é hoje essencial para alimentar as necessidades dos nossos empresários que perguntam por mão-de-obra qualificada”, constata o Presidente da Câmara Municipal de Estarreja, Diamantino Sabina.

A sessão de abertura decorre a partir das 9h30.