Estarreja: Construtor naval, leiteira e artesã conversam sobre profissões marcantes do passado.

2018-09-28 08:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Estarreja promove um evento dedicado a sensibilizar para a riqueza patrimonial do Concelho numa conversa com artífices para celebrar as jornadas europeias do património.

O evento será moderado por Sérgio Paulo Silva e terá como convidados o Mestre António Esteves (construção naval), Albertina Florentino (leiteira de Avanca) e a Maria dos “Tamancos” (artesanato). Estes intervenientes vão partilhar as suas memórias de “artes” e dos ofícios agora em desuso do concelho.

A sessão decorre a partir das 21h na Biblioteca Municipal de Estarreja.

Outro dos projetos em curso, “Avivar Memórias”, tem como objetivo a promoção e a recolha de postais, fotografias, gravuras, folhetos e vídeos, que completem a História do Concelho.

Nesta segunda chamada, o Município de Estarreja desafia os estarrejenses a “avivar memórias” da I Guerra Mundial 1914-18. Até 31 de dezembro de 2018, é possível partilhar esses documentos.

Podem entregar o material no Arquivo Municipal, localizado no Edifício dos Paços do Concelho. Posteriormente, os técnicos farão o tratamento dos documentos, devolvendo os originais e reprodução digital aos proprietários.