"Estamos em negociação lenta com o ICNF para a partilha de meios na Reserva de São Jacinto" - Ribau Esteves.

2019-02-14 08:13

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A passagem da gestão da reserva natural das dunas de São Jacinto para a Câmara de Aveiro poderá ficar fechada até final do semestre e a autarquia afirma mesmo que ou a data se cumpre ou dificilmente haverá acordo.

Ribau Esteves participou numa plantação de árvores na reserva e fez o ponto de situação sobre a transferência de competências.

Explica que o processo negocial está a decorrer ainda sem estar fechado. Espera que tal seja possível em meio ano (com áudio)

Câmara de Aveiro, Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, de Cacia, Instituto de Conservação da Natureza e das Florestas e Associação AGORA assumiram a plantação de cerca de 1200 árvores na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Trata-se do resultado prático do projeto de educação ambiental promovido pelo Agrupamento de Escolas Rio Novo do Príncipe, denominado “Greenhouse – A Plantar Aveiro!”, que através da sementeira de bolotas de várias espécies de carvalhos, e muitas outras plantações e sementeiras de variadas espécies de árvores e arbustos autóctones, efetuadas pelos alunos, obtiveram-se as árvores agora plantadas na Reserva Natural das Dunas de São Jacinto.

Esta ação insere-se no projeto de empreendedorismo social e solidário, cujo objetivo é reflorestar uma zona do Município de Aveiro, neste caso a Reserva Natural, mas também, por exemplo, uma zona que tenha sido atingida pelos incêndios onde se perdeu biodiversidade e bens materiais.

Ribau Esteves considera que há simbolismo na iniciativa mas também sementes de futuro (com audio)