"Estamos contentes porque o Maria começa a fazer passar os alertas" - Movimento dos Amigos da Ria.

2019-12-13 11:09

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O movimento de amigos da ria de Aveiro (Maria) acredita que a Polis irá introduzir medidas corretivas nas barreiras criadas para retenção de dragados.

Na resposta às questões levantadas pelo movimento sobre o retorno de dragados ao leito da ria, a Polis falou do tema para garantir que não há retorno mas apenas um escoamento de águas pluviais, junto à ponte Juncal Ancho.

O movimento refere que técnicos abordados pelo MARIA alertam para a perda de dragados sempre que os taludes de retenção estiverem abaixo do nível médio da preia-mar.

A Sociedade Polis Litoral Ria de Aveiro esclareceu que os dragados colocados na ensecadeira construída junto à ponte Juncal Ancho, em Ílhavo, não estão a ser devolvidos ao leito da Ria e que se encontram em fase de consolidação no local.

Ainda assim, o Movimento de Amigos da Ria de Aveiro espera que seja possível melhorar os sistemas de retenção e reage com agrado ao facto das suas intervenções estarem a ser consideradas pelos agentes com intervenção na laguna.

Destacam a recente iniciativa do BE de propôr a criação de uma empresa pública de dragagens que assegure trabalho em permanência, algo que o movimento tem vindo a defender.

Paulo Ramalheira e Paulo Amaral falam em intervenção construtiva e que visa alertar para os principais problemas da laguna (com áudio)