Está aí mais uma edição do Festival dos Canais em Aveiro (de 11 a 15 de Julho).

2018-07-03 17:05

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Câmara de Aveiro apresentou hoje o Programa da 3.ª edição do Festival dos Canais, que dinamizará o centro da cidade, entre 11 e 15 de Julho.

A programação cultural e artística, que envolverá mais de 350 artistas nacionais e internacionais, promete animar a cidade dos canais durante os cinco dias do evento que vive de aplicações artísticas de rua.

O Festival, não colide com nenhuma outra organização de qualquer outro município da região do 'grande Aveiro', pelo menos a oferta é "única e diferenciadora", na perspectiva de Ribau Esteves, líder autárquico.

"É uma preocupação para nós que gerimos a Câmara e a CIRA, somamos valor à oferta total, não fazendo concorrência a ninguem e exploramos os fatores identitários de Aveiro", disse o autarca. (com áudio)

José Pina é o Director Cultural do evento que animará a cidade nos próximos dias com espetáculos de rua em diferentes áreas. (com áudio)

O Festival, organizado pela Câmara através do Teatro Aveirense, oferece durante cinco dias mais de 200 espetáculos, numa programação cultural e artística contemporânea que envolve mais de 350 artistas provenientes de 13 países.

A terceira edição deste evento, que decorre nos canais urbanos da ria de Aveiro, nas praças e nos espaços públicos da cidade.

Ribau Esteves destaca o reforço no envolvimento da comunidade e de artistas locais nesta edição. “Este ano, para além de envolvermos artistas de 13 países, e envolvemos a comunidade e os artistas locais na produção deste Festival, conferindo-lhe assim uma maior identidade e um caráter distintivo do qual temos um particular gosto”, sublinha o Presidente.

Teatro e artes de rua, instalações artísticas, performances, workshops, atividades desportivas e de lazer, oficinas criativas, mercados de rua e Dj’s são algumas das sugestões que integram o programa do Festival, que conta ainda com cerca de duas dezenas de concertos, entre os quais os de Salvador Sobral (dia 11), The Legendary Tigerman com a Banda Sinfónica de Aveiro Banda Amizade (dia 12), António Zambujo (dia 13), Carolina Deslandes (dia 14) e Miguel Araújo (dia 15).