Está aí mais uma edição (26.ª) do concurso Escolíadas.

2015-03-29 13:07

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A 26.ª edição do concurso Escolíadas vai arrancar no dia 17 de Abril, às 21.30 horas, no Centro de Artes e Espetáculos (CAE) da Figueira da Foz, colocando frente a frente alunos e professores das Escolas Secundárias de Dom Dinis (Coimbra) e de Arganil e dos Agrupamentos de Escolas Figueira Mar (Figueira da Foz) e de Cantanhede, que "irão mostrar os seus dotes para o teatro, dança, artes plásticas e música e a capacidade de mobilização das suas claques, que serão igualmente alvo de avaliação por parte do júri".

De acordo com a organização do certame, a edição deste ano vai juntar mais de 2.500 alunos e professores de 28 Escolas Secundárias, provenientes de 19 Concelhos (três Distritos).

Os 16 espetáculos do concurso decorrerão em cinco salas, dos Distritos de Aveiro, Coimbra e Viseu, e prometem atrair mais de 12 mil espectadores, na sua esmagadora maioria alunos e professores do "secundário" e encarregados de educação. Segundo Cláudio Pires, Presidente da Associação Recreativo-Cultural Escolíadas, "o objetivo principal do certame é o da inclusão da arte na educação, através da educação não formal". "O concurso Escolíadas pretende oferecer um espaço de experimentação artística e cultural aos alunos do ensino secundário de Escolas da região centro, oferecendo-lhes acesso às melhores salas de espetáculos da região, disponibilizando todos os meios humanos e materiais da Associação e das respetivas salas, proporcionando oportunidades únicas a todos os envolvidos no projeto".

Desde o início do ano letivo 2014/2015 que mais de 2500 alunos, professores e técnicos têm vindo a ensaiar, nas diversas Escolas, fora do horário normal de aulas, peças de teatro, coreografias, danças, músicas/canções. As claques de apoio a cada estabelecimento de ensino estão, também elas, empenhadas em mostrar a melhor e não raras vezes inusitada coreografia. Recorde-se que todos os anos as claques costumam surpreender o público e o júri com a inclusão de algo de absolutamente inesperado.

Tal como em anos anteriores, a edição deste ano volta a contar com os apoios formais de delegações regionais da Cultura, Educação, IPDJ, Universidade de Aveiro, autarquias de Viseu, Aveiro, Mealhada, Ílhavo e Figueira da Foz, entre outros organismos públicos e privados.