Está aí a 10.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo.

2017-06-23 17:36

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A 10.ª edição da Feira Nacional do Mirtilo é um investimento na fileira dos pequenos frutos pelo peso que assume na economia de Sever e pela visibilidade que garante ao Município.

O Festival de Cinema, o Ciclo de Música Clássica e uma área dedicada à Street Food são algumas das novidades na edição deste ano entre 29 de Junho e 2 de Julho no parque urbano de Sever do Vouga.

Os 10 anos do evento vão ser assinalados sob o lema “10 anos, 10 sabores”, tendo a organização, a este propósito preparado uma seleção de 10 variedades de mirtilo, devidamente identificadas, que os visitantes poderão provar gratuitamente.

O autarca de Sever do Vouga, António Coutinho, sublinhou o “carácter único da Feira Nacional do Mirtilo, o único evento do país dedicado à promoção deste pequeno fruto”, acrescentando que, tal como a produção e comercialização do mirtilo, também o certame da Capital do Mirtilo “tem uma enorme margem de crescimento” (com áudio).

E a 10ª edição será, garante o autarca, “a maior de sempre” e com algumas novidades. Uma delas será a realização, no âmbito da Feira, do I Festival Internacional de Cinema – Paisagens que vai trazer a Sever do Vouga algumas dezenas de filmes e homenagens a realizadores e atores (a decorrer no Museu Municipal), bem como espetáculos musicais e workshops de cinema (no recinto da Feira Nacional do Mirtilo).

António Costa Valente, diretor do Cine-Clube de Avanca, é o diretor desta 1.ª edição do Festival “Paisagens” que vai acontecer em simultâneo com a Feira Nacional do Mirtilo. Inês de Medeiros será a grande homenageada desta 1.ª edição do festival, com uma exposição alusiva à sua obra no Museu Municipal local e com a homenagem a ser feita pela autarquia logo após a inauguração da Feira, no dia 29. Nesse mesmo dia, por volta das 22 horas, subirá ao palco Patrícia Vasconcelos, que irá interpretar algumas das melhores músicas compostas para filmes.

Outra inovação será a associação de um festival de música clássica – o Festival Guitarras Mágicas – à Feira Nacional do Mirtilo. Neste âmbito, destaque para o concerto de Pedro Caldeira Cabral, a 1 de julho, no CAE de Sever do Vouga, com entrada gratuita.

O Festival Guitarras Mágicas vai este ano para a 5.ª edição. O concerto de abertura terá lugar na Igreja Matriz de Talhadas e designar-se-á “O Futuro Hoje”, enquanto que o segundo concerto decorrerá na Igreja Matriz de Couto de Esteves. Para o CAE de Sever do Vouga está marcado o concerto de Pedro Caldeira Cabral, a 1 de julho, o nome mais importante da guitarra portuguesa no contexto erudito.

Para encerrar esta edição haverá um triplo evento, que decorrerá em Couto de Esteves. Na Igreja Matriz da vila apresentar-se-á em concerto um dos mais notáveis guitarristas da nova geração, Nuno Cachada. De seguida, terá lugar o Concerto de Encerramento do Curso de Verão e, para terminar o festival, acontecerá uma prova do espumante Argau produzido em Couto de Esteves.

Outra inovação da Feira Nacional do Mirtilo 2017 será a criação de uma nova zona gastronómica, dedicada à street food, que também servirá de apoio mais direto à área de expositores técnicos e aos participantes nas várias palestras e eventos a decorrer na Tenda Técnica.

Esta aposta na área técnica, destinada ao visitante profissional, vai continuar este ano. Assim, além de um número significativo de empresas presentes como expositoras, o programa de palestras técnicas contempla a apresentação de novos túneis Haygrove criados especificamente para o mercado português (quinta-feira à tarde), uma palestra sobre fertilização nos pequenos frutos (sexta à tarde) e um colóquio dedicado à inovação (sábado à tarde).

Visitas ao Campo Experimental de Pequenos Frutos da Agim e a pomares de mirtilos do concelho mantém-se como parte integrante do programa. Há área de produtores de fruto e viveiristas.

Na animação musical destaque para o espetáculo de Patrícia Vasconcelos (quinta à noite), desfile de moda (sexta à noite), Susana Baca, cantora peruana vencedora de dois “grammy’s” latinos (sábado à noite), Pedro Caldeira Cabral (sábado à noite) e “As músicas da Sónia”, espetáculo infantil e para toda a família, com Sónia Araújo (domingo à tarde).