"Espero deixar consolidada esta colaboração com UA e Centro Hospitalar" - Jaime Branco.

2016-05-18 14:12

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Diretor da Nova Medical School / Faculdade de Ciências Médicas da Universidade Nova de Lisboa afirma-se motivado para trabalhar o desenvolvimento conjunto de programas com a Universidade de Aveiro. Jaime Branco fala do Programa Doutoral em Biomedicina, que reuniu em simpósio Universidade de Aveiro, Universidade Nova de Lisboa e Centro Hospitalar do Baixo Vouga, como um dos exemplos dessa colaboração mas vai mais longe.

Para além do Programa Doutoral em Biomedicina, iniciativa conjunta já em curso, com 17 alunos, em análise está o Mestrado em Investigação Clínica e a investigação em parceria na área das doenças crónicas.

Em debate está, também, a possibilidade da UA, através do seu Departamento de Ciências Médicas, poder vir a coorientar alunos em áreas específicas do Programa Doutoral em Medicina, lecionado pela UNL. Aquele responsável admite que para além das questões científicas há uma dimensão afetiva que tem peso pelas ligações familiares à região de Aveiro (com áudio).

A administração do centro hospitalar não esconde que a dimensão científica interessa pelo lado formador e pela capacidade de atrair profissionais.

“O mundo hospitalar é por natureza domínio importante para a pesquisa, para a inovação e para a construção de soluções para aumento da qualidade de vida. O desempenho profissional da clínica é indissociável da pesquisa e aperfeiçoamento de técnicas e modelos que permitem melhorar a qualidade de vida. É com agrado que vemos o aumento do interesse dos profissionais no regresso aos bancos de escola”.