Especialistas e homens do mar debatem no ISCIA a "sinistralidade e a segurança marítima".

2015-10-25 17:50

Categoria: 

Concelho: 

Semanas depois de dois acidentes no mar com desfechos diferentes (mortes na Figueira e salvamentos em Sesimbra), o Instituto Superior de Ciências da Informação e da Administração de Aveiro acolhe, a 26 de Novembro, o seminário “Sinistralidade e Segurança Marítima”, organizado pela Comissão Permanente de Acompanhamento para a Segurança dos Homens no Mar em cooperação com a Direção Geral da Autoridade Marítima Direção Geral de Recursos Naturais, Segurança e Serviços Marítimos e Gabinete de Prevenção e de Investigação de Acidentes Marítimos.

Os trabalhos decorrem a partir das 10h30 com intervenções de Armando Teixeira Carneiro (ISCIA), Ribau Esteves (CMA), Vice-almirante António Silva Ribeiro (DGAM), Engenheiro Miguel Sequeira (DGRM) e Pimenta Braz (ACT). O primeiro painel será sobre “A prevenção do acidente”, seguindo-se depois de almoço intervenções sobre “Sinistros - riscos inerentes à profissão” e “A resposta à emergência e a reparação de danos”. Participam representantes dos pescadores neste debate.

A Comissão Permanente tem como objetivos principais o reforço das condições de segurança dos pescadores e embarcações; o desenvolvimento e incremento de uma cultura de prevenção e segurança no exercício da atividade da pesca; a introdução de melhoramentos nos programas de formação dos trabalhadores do mar e a promoção de uma melhor articulação entre as entidades públicas com responsabilidades na prevenção e na resposta à emergência no mar.