Escolíadas para idosos mobilizam centros de dia.

2015-01-27 08:45

Categoria: 

Idosos dos centros de dia e estruturas residenciais para idosos do município de Ílhavo preparam espetáculo artístico aberto à comunidade. Trata-se de uma iniciativa ao jeito das Escolíadas mas adaptada à população mais idosa. Ideia desenvolvida por alunos do Curso Técnico de Animador Sociocultural da Escola Profissional de Aveiro. As alunas finalistas e estagiárias da CMI, Lara Ferreira e Mónica Santos, desenvolvem uma Prova de Aptidão Profissional “ Idolíadas – a arte na 3ª idade” com os clientes seniores semiautónomos em resposta social de centro de dia e estrutura residencial (lar), de quatro instituições. Participam o Centro Comunitário da Gafanha do Carmo, Centro Social e Paroquial N. Sra. da Nazaré, Centro de Ação Social do Concelho de Ílhavo (CASCI) e Lar de S. José.

O objetivo final do projeto consiste na apresentação de um espetáculo com provas artísticas de teatro, dança, canto, pintura e costura. A prova de cultura geral, com 8 perguntas de escolha múltipla, relacionadas com temas de história e geografia de Portugal, adivinhas e provérbios portugueses, envolvem todas as instituições.

Semanalmente, à 3ª feira as alunas deslocam-se às instituições e acompanham o desenvolvimento da preparação das provas. O espetáculo realizar-se-á a 25 de abril de 2015, no Centro Cultural da Gafanha da Nazaré, com entrada livre.