Escolíadas Júnior animou escolas da Mealhada.

2015-11-30 13:43

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

"Uma excelente iniciativa provinda da sociedade civil, com colaboração muito interessada do mundo escolar e do município". É desta forma que o presidente da Câmara da Mealhada resume a 2ª edição das Escolíadas Júnior, um espetáculo de teatro musical inédito que juntou no Cine Teatro Messias, na sede do referido município, cerca de 600 alunos de seis escolas do 1º ciclo do ensino básico e envolveu uma produção com cerca de uma centena de professores e técnicos.

Na opinião de Paulo Lindo, vice-coordenador do Agrupamento de Escolas da Mealhada, "o projeto Escolíadas Júnior representou a oportunidade única dos alunos do 1º ciclo contactarem com as expressões artísticas, habitualmente inacessíveis nos estabelecimentos escolares públicos, a um nível de produção muito profissional".

O docente enalteceu ainda, como aspeto importante do evento, o facto de ser dada oportunidade à comunidade em geral de assistir aos espetáculos cujos protagonistas são as crianças e os seus professores.

Designado de "Escolíadas Júnior", o projeto, que envolveu alunos (5 aos 11 anos) das escolas de Antes, Barcouço, Casal Comba, Luso, Pampilhosa e Mealhada, começou, em setembro, com a escolha do tema que serviu de base à encenação teatral apresentada no Cine Teatro Messias, em seis sessões.

Cláudio Pires, presidente da Associação Escolíadas, que organiza o certame em parceria com o Agrupamento de Escolas e a Câmara Municipal da Mealhada, considera que "a edição deste ano foi francamente superior, a todos os níveis, à do ano passado" e salienta a importância das Escolíadas Júnior pelo facto de se tratar de "um evento, pelas suas características peculiares, absolutamente único/inovador a nível nacional".