Escolas, Santa Casa e ASPEA promovem seminário sobre "Maneiras de Mudar o Mundo".

2015-04-21 12:01

Categoria: 

Concelho: 

A Coordenação da Unidade de Gestão das Barrocas, do Agrupamento de Escolas de Aveiro, com o apoio da Associação Portuguesa de Educação Ambiental, Associação de Pais e Encarregados de Educação das Escolas da Vera Cruz de Aveiro e Santa Casa da Misericórdia de Aveiro, irá promover o Seminário "8 Maneiras de mudar o Mundo" debatendo os Objetivos de Desenvolvimento do Milénio.

O encontro da próxima sexta-feira (24 de abril) tem início às 21h na Biblioteca da Escola Secundária Homem Cristo, sede do Agrupamento de Escolas de Aveiro.

Associado a este evento, alunos do 1º ciclo deste agrupamento estão a desenvolver várias iniciativas pedagógicas no sentido de promover os valores de justiça, solidariedade e paz ajudando a repensar o papel da sociedade no âmbito das referidas metas.

Este seminário resulta, ainda, de um trabalho de estágio da aluna Jéssica Miranda da Escola Profissional de Aveiro. Para este seminário foram convidados 3 especialistas de reconhecido mérito pelo trabalho desenvolvido no âmbito da produção de conhecimentos e vivências sobre os temas em debate. Eugénio Fonseca (Presidente Nacional da Cáritas), German Vargas Callejas (professor na Universidade de Santiago de Compostela) e Maria José da Cunha Ferreira (Missão Saúde para a Humanidade).

Em setembro de 2000, durante a Cimeira do Milénio, 189 países-membros da Organização das Nações Unidas (ONU) analisaram os maiores problemas mundiais e estabeleceram um compromisso que ficou conhecido como a Declaração do Milénio. Trata-se de um compromisso universal que tem como principais objetivos a erradicação da pobreza e obtenção da sustentabilidade do Planeta, afirmando-se em oito metas – os 8 Objetivos de Desenvolvimento o Milénio.