Escolas na celebração do Dia Nacional do Azulejo.

2019-05-06 07:57

Categoria: 

Concelho: 

Dia Nacional do Azulejo com programa de atividades dedicadas ao Património Azulejar Português.

A Universidade de Aveiro, a Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro e a Câmara Municipal de Aveiro voltam a associar-se para organizar o Dia Nacional do Azulejo, um evento anual que tem como objetivo reconhecer esta tradição e património nacional.

O programa começou ontem com um Workshop de pintura de azulejo com padrões de fachadas Aveirenses e exploração de padrões geométricos e com uma visita guiada pelo artista Jeremias Bandarra.

Esta segunda-feira é dedicada à “ação escola sos azulejo”. A partir das 9h30 há Feira de Ciência, Artes e Ofícios sobre o Património Azulejar Português, apresentações de trabalhos de alunos das escolas envolvidas.

À tarde, às 15h30, Workshop de pintura de azulejo introduzida por uma pequena apresentação sobre azulejos e a sua importância na região de Aveiro. Ação no Centro Social de Azurva.

E a fechar o dia, às 18h, no Museu da Cidade, atelier de produção de azulejos de alto-relevo e pintura com estampilha.

Em Albergaria a aposta vai para a apresentação do Património Azulejar de Albergaria-a-Velha, contando com a participação dos responsáveis pela iniciativa, Cláudia Emanuel e Delfim Bismarck.

A atividade terá início na Biblioteca Municipal, às 17h30, e será seguida de uma visita guiada ao Centro histórico de Albergaria-a-Velha, destacando aspetos particulares da arte e património azulejares.