Escolas do Município de Ílhavo recebem formação sobre combate aos plásticos nos oceanos.

2019-01-29 12:22

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Escolas do Município de Ílhavo acolhem ações de sensibilização sobre a presença de plásticos nos oceanos.

A autarquia inicia esta quarta, dia 30 de janeiro, ações de sensibilização para o uso mais sensato dos plásticos com informação transmitida junto das Eco-Escolas 2,3 e Secundárias do município.

As turmas alvo são as que se encontram a participar no "Coastwatch Europe", projeto de monitorização do lixo marinho, em que estão integradas há 17 anos.

A autarquia lembra ainda a participação no projeto nacional de monitorização do lixo marinho nas praias que conduziu a que Ílhavo fosse, em 2016, um dos municípios nacionais subscritores da Carta Compromisso de Redução do Lixo Marinho.

A bióloga Ana Pêgo, autora do livro “Plasticus Maritimus - Uma espécie Invasora”, vai iniciar a jornada desta quarta, às 9h na EB José Ferreira Pinto Basto (Ílhavo), seguindo-se passagens pela EB 2.º Ciclo da Gafanha da Nazaré (10h35), EB 2,3 da Gafanha da Encarnação (11h35) e Escola Secundária da Gafanha da Nazaré (14h).

Desde pequena, Ana Pêgo habituou-se a frequentar a praia e ao lixo encontrado deu o nome de “Plasticus maritimus” iniciando um projeto de sensibilização para um uso mais sensato dos plásticos.

O livro escrito contém informação sobre a relação entre o plástico e os oceanos, inclui um guia para preparar idas à praia, com o objetivo de colecionar e analisar exemplares desta espécie como forma de “motivar para a mudança”.