Escolas de Turismo reunidas em Aveiro (UA) até amanhã.

2015-05-14 17:57

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

São 35 as Escolas de Turismo, a quase totalidade das existentes em Portugal, que estão reunidas entre hoje e amanhã na Universidade de Aveiro para criarem uma Rede de Investigação e Educação em Turismo para a Lusofonia (RIETL).

O objetivo da Rede, que pretende envolver todas as Universidades e Institutos Politécnicos, públicos e privados, é "congregar esforços, articular estratégias e cooperar entre todos, tendo em vista a criação de um turismo com maior qualidade, mais inovador e cada vez mais profissional".

O encontro reúne em Aveiro mais de 50 dirigentes nacionais destas Escolas e Nuno Fazenda, diretor do Departamento de Gestão dos Programas Comunitários do Turismo de Portugal.

Portugal "é o único país que se encontra a criar uma plataforma de associação livre" entre todas as Escolas de Turismo. Esta ‘associação’ não tem fins ‘reivindicativos’ nem lucrativos. O objectivo "é interligar em rede todas as Escolas de Turismo e todos os académicos para estimular uma melhor coordenação e aproveitamento dos recursos e fazer com que Portugal se posicione de uma forma (ainda mais) forte e competitiva, na área do turismo”, explica Carlos Costa, chamando a atenção para a importância desta iniciativa. O diretor do Departamento de Economia, Gestão e Engenharia Industria, entidade anfitriã do encontro, aponta que “com esta iniciativa o país poderá almejar uma posição ímpar em termos de inovação, desenvolvimento e racionalidade no aproveitamento dos seus recursos”.