Escolas de Ílhavo recolhem alimentos e preparam exposição alusiva ao Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza.

2017-10-17 07:56

Categoria: 

Concelho: 

Assinala-se hoje o Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza. Foi há 30 anos, a 17 de outubro de 1987, que o Pe. Joseph Wresinski promoveu em Paris um grande encontro internacional pela erradicação da pobreza. Em 1992, a Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o 17 de outubro como o “Dia Internacional para a Erradicação da Pobreza”

Em Portugal, uma em cada quatro pessoas, segundo os dados oficiais, vive no limiar da pobreza e da exclusão social. “É preciso e necessário mobilizarmo-nos. Não podemos limitar a abordagem da pobreza, a uma prática assistencialista e a medidas imediatistas que, dando respostas indispensáveis a necessidades imediatas, não contribuem para a sua erradicação. A pobreza em Portugal é uma realidade estrutural”, refere nota do Movimento Erradicar a Pobreza.

Em Ílhavo a data inspira o Atendimento Social Integrado de Ílhavo e a CERCIAV que promove uma semana dedicada à luta contra a pobreza e exclusão social. O objetivo passa por apelar para a importância de um papel ativo e consciente na sociedade de hoje sobre esta problemática.

Ao longo desta semana decorrerão diversas atividades como a recolha de alimentos não perecíveis, em cada equipamento escolar do Agrupamento de Escolas de Ílhavo, a favor das Conferências S. Vicente de Paulo de Ílhavo, e a elaboração, por parte dos alunos, de trabalhos alusivos à temática para uma exposição a realizar no dia 20 de outubro, nas diversas escolas do Agrupamento de Escolas de Ílhavo.