Escolas de Aveiro em destaque na recolha de pilhas usadas.

2018-10-08 11:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Já são conhecidos os resultados da décima edição da Geração Depositrão, que comemorou a primeira década em funcionamento consecutivo no terreno.

No ano letivo de 2017/2018 foram recolhidas mais de 460 toneladas em todo o país (aumento de 11% face à edição anterior), nas mais de 900 escolas e entidades inscritas no desafio de recolha de equipamentos elétricos eletrónicos e pilhas em fim de vida.

Num contexto nacional, as escolas de Aveiro recolheram cerca de 35 toneladas de resíduos (ambos os tipos), com especial destaque para as escolas que ocupam o top 3 total, que contribuíram com cerca de 7,50 toneladas: EB 2,3 de Escariz, Centro de Apoio Familiar Pinto de Carvalho e EB Rio Novo do Príncipe.

Outras distinções foram atribuídas a escolas do distrito de Aveiro. A Escola Básica de Cabeças foi a escola que recolheu mais peso de REEE (Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos) em 2018; a Escola Secundária Soares Basto a que mais peso de pilhas usadas recolheu em 2018 e na recolha destes resíduos superior a 100 kg.

Filipa Moita, responsável de comunicação, sublinha que, “o compromisso assinado pelas escolas e entidades que participaram é motivo de orgulho e satisfação, pois a recolha destes resíduos, muitos deles perigosos, tem sido uma causa defendida por todos e abraçada com muita energia e dedicação. A Geração Depositrão continuará a estimular e educar os cidadãos para a adoção de boas práticas. As escolas são inspiradoras e provam todos os anos a sua capacidade gigante de participar ativamente na construção de um ambiente melhor e mais saudável.”

Atualmente, as escolas participantes correspondem ao envolvimento de mais de 420 mil alunos e cerca 45 mil professores de todos os níveis de Ensino, com maior incidência nas escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico.

Esta campanha da ERP Portugal é implementada em parceria com a ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), através do Programa Eco-Escolas, e conta com o apoio das marcas LG, Orima, Pingo Doce e Worten.