Escolas de Aveiro e UA juntam-se às celebrações do Ano Internacional da Tabela Periódica.

2019-01-25 17:49

Categoria: 

Concelho: 

A Universidade de Aveiro (UA) e escolas da região associam-se para assinalar o lançamento oficial das celebrações dos 150 anos da Tabela Periódica.

O lançamento destas comemorações na sequência da proclamação do Ano Internacional da Tabela Periódica pela Assembleia Geral da ONU, será feito a 29 de janeiro, com centro em Paris, mas também em várias cidades portuguesas. Em simultâneo, assinalam-se os 100 anos da IUPAC (União internacional de Química Pura e Aplicada).

Há cerca de 150 anos Dmitry Mendeleev criava a Tabela Periódica dos Elementos Químicos.

Para dar visibilidade a este acontecimento, em várias cidades portuguesas no mesmo dia, ocorrerá a construção de uma Tabela Periódica humana.

O Departamento de Química da Universidade de Aveiro, em parceria com os núcleos de estudantes de Química e Engenharia Química da Associação Académica da Universidade de Aveiro (UA) e as escolas secundárias José Estevão e Jaime Magalhães Lima, em Aveiro, associam-se a este evento promovido pela Sociedade Portuguesa de Química, construindo uma Tabela Periódica com a participação de alunos e professores.

O evento terá lugar no Fórum de Aveiro, junto ao Canal Central da Ria de Aveiro, no dia 29 de janeiro entre as 10h00 e as 12h00.