Escolas da Murtosa em projeto da ASPEA de monitorização de águas.

2015-11-13 13:40

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Portuguesa de Educação Ambiental lança um novo projeto. “My Observatory from Rivers to Ocean – MyO_R2O” é apresentado publicamente este fim de semana em reunião de direção alargada em Vila Pouca de Aguiar, no âmbito de uma iniciativa promovida pelo Núcleo da ASPEA Viseu em parceria com o Instituto das Comunidades Educativas (I.C.E.)

No arranque do Projeto “My Observatory from Rivers to Ocean – MyO_R2O”, coordenado pela ASPEA, com financiamento EEA Grants, pretende-se promover um conjunto de ações inovadoras e de promoção da literacia dos oceanos que ligará escolas próximas a rios interiores a escolas próximas da zona litoral, usando ferramentas tecnológicas (kits para recolha de informação) de forma a estimular a troca de dados e de conhecimento sobre rios e oceanos.

Este projeto tem como escolas parceiras, o Agrupamento de Escolas da Murtosa (Aveiro), o Colégio Santa Maria (Lisboa), a Escola Secundária Dr. Ginestal Machado (Santarém) e a Escola Secundária Viriato (Viseu).

O Laboratório Nacional de Engenharia Civil (LNEC) será responsável pelo desenvolvimento e operacionalização de ferramentas tecnológicas de monitorização da água – o MyO_R2O, uns kits de análise da qualidade da água (sensores) que por meio de uma aplicação web para suportar o mecanismo de carregamento e análise dos dados recolhidos permitem em tempo real a disponibilização online dos dados de qualidade de água recolhidos pelos alunos através de um tablet ou telemóvel.

Será responsável também pela preparação de conteúdos técnico-científicos digitais de apoio às ações escolares com vista à aquisição dos dados sobre os ecossistemas fluviais e costeiros e à sua disponibilização online.

O projeto com duração prevista até Julho de 2016 prevê a realização com as escolas parceiras de diversas Saídas de Campo e Oficinas de aprendizagem para utilização da ferramenta MyO_R2O e demonstração de soluções inovadoras; a realização de um Concurso de Fotografia (previsto para Março de 2016), a organização de Eventos RIOCEANOS em Festa (com atividades de rua para divulgar o projeto e as temáticas inerentes aos Rios e Oceanos; o Intercâmbio entre Escolas participantes.

Estão previstos dois encontros associados a eventos organizados pelos alunos envolvidos no projeto. O Encontro da Murtosa (entre as escolas geminadas Aveiro - Viseu) e o Encontro de S. Pedro do Estoril (entre as escolas geminadas de Lisboa – Santarém).

O projeto terá uma dimensão internacional com a participação de um aluno de cada escola na XXX Conferência CEI (Caretakers of Environment Internacional), a realizar na Dinamarca no final de Junho de 2016, para apresentação dos trabalhos desenvolvidos assim como das conclusões e conhecimento científico produzido.