Escola Profissional de Aveiro assinala Dia da Diabates em Sever.

2017-11-13 20:47

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Dia Mundial da Diabetes assinala-se, esta terça, data escolhida por assinalar o nascimento de Frederick Banting que, juntamente com Charles Best, descobriram a insulina em 1921.

A Unidade das Tecnologias da EPA (UniTEC) comemorará esta efeméride com a participação de enfermeiros da Unidade de Cuidados na Comunidade (UCC) de Sever do Vouga auxiliados por alunos do Curso de Aprendizagem de Técnico/a Auxiliar de Saúde e do Curso Profissional de Técnico de Segurança e Saúde do Trabalho.

O evento destinar-se-á sobretudo aos utentes das quatro IPSS do Concelho de Sever do Vouga: Fundação Bernardo Barbosa de Quadros, APCDI, Fundação Maria da Glória e SCMSV.

Entre as 09H30 e as 12H00 realizar-se-á rastreio ao estado global de saúde dos participantes com vista ao despiste de um eventual quadro de diabetes, hipertensão arterial e obesidade, importantes fatores de risco de doenças cardiovasculares.

Durante e após o rastreio, serão proporcionados aos participantes diversos momentos de convívio e entretenimento, nomeadamente, jogos de tabuleiro (dominó e damas), aprendizagem das regras do boccia e prática de alguns exercícios de psicomotricidade. Trata-se de uma iniciativa de cariz preventivo e informativo que visa alertar a população para as complicações da diabetes e importância do controlo desta doença crónica.