Escola de Saúde realiza primeiro Congresso Internacional da Viabilidade Tecidular e Cuidados à Pessoa com Ferida.

2024-01-26 11:11

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Escola Superior de Saúde da Universidade de Aveiro promove o 1° Congresso Internacional da Viabilidade Tecidular e Cuidados à Pessoa com Ferida, com o tema “Colocar o dedo na ferida", com o objetivo de dar resposta às questões clínicas, científicas e legais que emergem nesta área.

Este evento surge no âmbito do Curso de Especialização em Viabilidade Tecidular e Cuidados à Pessoa com Ferida, desenvolvido em parceria da Universidade de Aveiro (UA) com as instituições de saúde integradas no Centro Académico Clínico Egas Moniz, designadamente: Centro Hospitalar do Baixo Vouga, EPE, Centro Hospitalar Entre Douro e Vouga, EPE, Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho, EPE e o ACES do Baixo Vouga.

Rui Costa, o responsável pela Escola de Saúde afirma tratar-se de um curso que mostra o lado prático das ligações entre investigação e ação clínica (com áudio)

“Colocamos o dedo na ferida” é a oportunidade de fomenar um debate entre pares (com áudio).

Evento que procura dar ênfase às novas tecnologias na área do tratamento de feridas, à especificação dos cuidados, o papel dos intervenientes no processo, analisando o passado e construindo pontes multidisciplinares no presente para o futuro.

Este evento integra a participação de todas as associações nacionais que trabalham nesta área, bem como as ordens profissionais com responsabilidade direta na prestação de cuidados à pessoa com ferida, e ainda as instituições de ensino superior nacionais com percurso formativo sustentado na área da viabilidade tecidular.

São também preletores alguns peritos nacionais e internacionais – Espanha, Itália, Reino Unido e Suíça - que desenvolvem investigação e inovação na área.

Alexandre Rodrigues, responsável pela comissão científica, destaca a relevância de uma conferência que abrange um raio alargado de áreas profisisonais (com áudio)