Escola de Ovar assinala os 60 anos do Tratado de Roma.

2017-03-26 16:26

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O Clube Europeu, da Escola Secundária Dr. José Macedo Fragateiro, preparou diversas atividades dirigidas a toda a comunidade escolar, como exposições, um concurso de perguntas "Vamos jogar à Europa", e ainda duas sessões de esclarecimento sobre os ideais europeus. Ação no âmbito das comemorações dos 60 anos do Tratado de Roma,

Na manhã desta segunda-feira, dia 27 de março, cabe a Duarte Marques (PSD) explicar aos alunos em que princípios foi fundada a União Europeia (EU).

De tarde, os eurodeputados Miguel Viegas (PCP) e Marisa Matias (BE) debatem com os alunos os valores defendidos pelas instituições da EU e as organizações que defendem os direitos de cidadania comuns.

As iniciativas procuram dar a conhecer os valores comuns dos povos da União Europeia (EU) e evocar a assinatura do Tratado de Roma, a 25 de março de 1957, momento decisivo na construção do espaço europeu.

O tratado fora assinado a 25 de março de 1957 pelos países fundadores (Alemanha Ocidental, França, Itália, Bélgica, Holanda e Luxemburgo) da Comunidade Económica Europeia e da Comunidade da Energia Atómica que dariam origem à atual União Europeia.  

Texto: Hélder Ramos