"Éramos felizes mas porventura não dávamos valor a essa felicidade. Vamos viver muito melhor dando mais importância à vida" - Fernando Caçoilo.

2020-04-13 10:22

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O presidente da Câmara de Ílhavo acredita que os ilhavenses vão sair fortalecidos da pandemia com novo olhar para a vida e em espírito mais solidário.

Fernando Caçoilo deixou mensagem vídeo como forma de assinalar o Feriado Municipal, desta vez sem as habituais cerimónias.

E, em declarações à Terra Nova, reforçou essa mensagem (com áudio)

“Devíamos estar a festejar o dia do município mas pelas condicionantes não podemos. Devíamos estar a hastear bandeiras, a ouvir o hino e na sessão solene a homenagear concidadãos. Esta pandemia invadiu-nos e suspendeu a nossa vida. Afastou-nos das escolas, do emprego e de todos os afazeres. Atormenta-nos. Temos que ter a paciência de ultrapassar esta fase. O vírus que nos entrou pela porta tem-nos feito um prejuízo nas nossas vivências”.

O autarca não esqueceu os momentos delicados vividos no lar de S. José onde faleceram 8 pessoas a que se junta um cidadão da Costa Nova num total de 9 vítimas.

“O lar de S. José tem passado uma fase difícil. Palavra de gratidão a todos. Unidos teremos mais força. Palavra também aos bombeiros e para o pessoal hospitalar e centros de saúde. Tudo isto tem que nos dar mais força como no passado no tempo dos bacalhoeiros em que os pescadores saíam para pescar em mundo incógnito. Foram em frente e lutaram. No regresso tiveram o sentimento do dever cumprido. É a nossa referência”.

Caçoilo adianta que os apoios vão ser reforçados para IPSS e Bombeiros e anunciou medidas sociais, para quem mais precisa, numa operação criteriosa (com áudio)

Crente que a normalidade regressará com diferenças em relação ao mundo que conhecíamos, Fernando Caçoilo defende que há na Pandemia uma força que empurra o ser humano para uma dimensão mais solidária.

“No final da pandemia seremos mais fortes. Éramos felizes mas porventura não dávamos valor a essa felicidade. Vamos viver muito melhor dando mais importância à vida. Dando as mãos vamos construir melhor comunidade, mais solidária. Através do fundo municipal vamos dar pontapé de saída para ajudar os que mais necessitarem”.

E apesar da emergência sanitária, o autarca acredita que os tempos serão de investimento em qualidade de vida e, talvez, com melhor compreensão dos cidadãos para valorizarem as obras públicas desenvolvidas (com áudio)