Equipa de Aveiro de Ultimate Frisbee consegue a primeira vitoria de sempre de um clube português nas competições europeias da modalidade.

2016-08-25 11:42

Categoria: 

Concelho: 

O Europeu de Clubes de 2016 em Bergamo, Itália, vai ficar na historia da equipa de Aveiro e do Ultimate Frisbee nacional como o palco da primeira vitoria de sempre de um clube português nas competições europeias da modalidade.

Foi a segunda participação consecutiva duma equipa portuguesa ao mais alto nível Internacional, após a estreia da equipa LFO, de Leiria, em 2015, na cidade de Madrid. 

Nesta edição de 2016 foi a vez dos Gambozinos, equipa de Aveiro, representar o Ultimate Português na liga dos campeões, após ter sido campeã nacional de relva em Beja, em Maio deste ano.

Na primeira fase, de grupos, a equipa portuguesa defrontou um adversário espanhol (Disctèrics Ultimate Girona), os campeões de França (Ah Ou Puc Paris) e a equipa suíça (Headless Ultimate Zurich), somando por derrotas todos os jogos (15-6, 15-5 e 11-9).

O primeiro jogo da segunda fase da competição foi contra o 3° classificado do outro grupo, a equipa Bravas Barcelona Ultimate, jogo esse ganho pelos campeões portugueses (11-9), naquela que foi a primeira vitória de uma equipa nacional nas competições europeias de Ultimate de clubes, e que deu acesso ao jogo de atribuição dos 5/6 lugares.

Neste último jogo, os vice-campeões suíços (FlyHigh Lausanne) foram mais fortes e venceram por 14-11, apesar da boa réplica dada pelos Gambozinos.

Ainda assim, os treinadores da equipa (Sebastien Lacroix e Bruno Gravato) mostraram-se “orgulhosos pelo percurso da equipa”, que após os dois primeiros jogos, mais desequilibrados e que serviram de adaptação e para organizar a equipa, jogou de igual para igual e lutou pela vitória, ponto após ponto, nos 3 últimos jogos.

“A equipa está a crescer com novos jogadores a entrarem na equipa mês após mês. Deixamos aqui o convite para experimentar os nossos treinos. Desporto misto, com muita intensidade física, e ainda mais fair-play. O Ultimate, mais que um desporto, um estilo de vida”.

Em Portugal aproxima-se a realização do Silver Coast Hat. A 6ª edição irá decorrer nos dias 10 e 11 de Setembro de 2016, como habitualmente, na praia do Areão (Vagos).