Equipa da UA vence Liga de Robôs Médios do Festival Nacional de Robótica.

2019-05-02 15:52

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A equipa CAMBADA, da Universidade de Aveiro, venceu a Liga de Robôs Médios do Festival Nacional de Robótica – “Robótica 2019”.

A final foi disputada com a equipa Tech United (Holanda), atual campeã do mundo.

A liga de Robôs Médios (MSL) põe em confronto equipas formadas por cinco robots, completamente autónomos, que jogam entre si num campo de futebol de 18x12m. Estes robots, que medem até 80cm de altura e pesam até 40Kg, encontram-se na linha da frente da investigação de ponta, em áreas tão díspares como a visão artificial, fusão sensorial, controlo dinâmico, cooperação robótica ou inteligência artificial, entre outras.

Segundo lugar na Condução Autónoma e 3º na Liga de Simulação 3D

O Festival Nacional de Robótica – “Robótica 2019”, decorreu entre 24 e 28 de abril em Gondomar, com organização da Universidade do Porto e do Instituto Politécnico do Porto, tendo a Sociedade Portuguesa de Robótica como promotor.

O Festival inclui diversas competições em Futebol Robótico, Condução Autónoma e Logística Industrial que são dedicadas a equipas universitárias e ainda competições em Futebol Robótico, Rescue e OnStage para equipas de escolas secundárias.

As competições dedicadas a universidades em Futebol Robótico foram extremamente competitivas, pois incluíram algumas das melhores equipas mundiais em cada modalidade.

A equipa aveirense marcou 90 golos e sofreu apenas 2 ao longo do torneio e venceu a semi-final, por 18-0, contra a equipa VDL (Holanda) e, na final, venceu por 2-1 a equipa Tech-United, a atual campeã do mundo da modalidade.

Na Liga de Simulação 3D, a equipa FC Portugal 3D (Universidades de Aveiro e Porto) ficou em 3º lugar, sendo o primeiro lugar ocupado pelos atuais vice-campeões mundiais, MagmaOffenburg (Alemanha).

A prova de Condução Autónoma foi ganha pela equipa da Universidade do Porto, tendo a UA alcançado o 2º lugar, através da equipa ROTA 2019, e o Politécnico de Leiria o 3º.