EPA dedica sessão em Tribunal à compreensão dos mecanismos da justiça.

2015-12-07 14:02

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Escola Profissional de Aveiro participou no projeto “Justiça para Tod@s” com sessão de julgamento no Tribunal da Comarca do Baixo Vouga. No contexto do projeto Justiça para Tod@s a decorrer na escola, a turma 4T do 3ºano do CP Técnico de Comunicação, Marketing, Relações Públicas e Publicidade protagonizou a simulação de um julgamento sobre roubo.

Esta sessão, ocorrida no Tribunal da Comarca do Baixo Vouga sob orientação da Juíza Carla Nunes foi o culminar de um trabalho prévio de preparação ao nível dos papéis desempenhados por cada um, nomeadamente, Juiz, Ministério Público, Advogados, Testemunhas, Arguido, Oficial de justiça, construção do guião do caso, provas documentais, entre outros.

O arguido Carlos Ermelindo Paredes apresentou-se em tribunal à juíza Vitória Rossi e foi defendido pela advogada Antonieta Montanhense. Em causa a prova do crime de roubo, uma vez que estava em causa a ofensa de bens pessoais acrescido de uso de violência à ofendida Laura Figueiredo.

Para este tipo de crime colocava-se a hipótese de uma pena de prisão de um a oito anos. Ouvidas as testemunhas e o arguido, feitas as devidas alegações finais, não se comprovou a autoria dos crimes denunciados, pelo que foi absolvido o arguido.