'ENEG 2019' já começou em Ílhavo.

2019-11-19 15:31

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Ministro do Ambiente e da Ação Climática alerta para a importância de se lançar as bases da sustentabilidade do 'setor das águas'.

João Pedro Matos Fernandes fez a defesa do sistema público e deixou recados às autarquias para que mantenham sistemas sustentáveis e, dessa forma, controlar a subida de preços.

O discurso de abertura do Encontro Nacional de Entidades Gestoras de Água e Saneamento, em Ílhavo, destaca o papel das empresas regionais e o novo ciclo de fundos europeus como elementos chave na criação de condições para manter autonomias de gestão mas com a responsabilidade de ter em mãos um bem escasso. (com áudio)

O maior evento do setor da Água e do Saneamento em Portugal é organizado pela Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas (APDA) e acontece este ano no Montebelo Vista Alegre Ílhavo Hotel, entre hoje e 22 de Novembro.

Rui Godinho, da Associação Portuguesa de Distribuição e Drenagem de Águas, reconheceu as alterações climáticas como um dos desafios do setor.

Os períodos de seca, as reservas de água e a gestão de caudais são temas que vieram para ficar na agenda mediática. (com áudio)

'A Água em Portugal na Próxima Década - Roteiro para 2030' é a temática do 'ENEG 2019' que mobiliza mais de 600 participantes de todo o País e estrangeiro, assumindo-se como a maior e mais representativa Conferência e Expo do setor da água a nível nacional.

Fernando Caçoilo, p~Presidente da Câmara de Ílhavo, esteve na abertura dos trabalhos para pedir ao Governo uma "atenção especial ao financiamento de obras no setor das águas pluviais". Trata-se de uma área "pouco falada", sem financiamentos comunitários, mas que deveria ser integrada nas agendas, sobretudo num tempo e em regiões em que esse escoamento é cada vez mais falado pelos riscos de cheias. (com áudio)

O Programa inclui Palestras, Comunicações Livres, Mesas Redondas e um Debate, bem como a maior Exposição de equipamentos e serviços do setor, a ser inaugurada pelo Ministro do Ambiente e da Ação Climática.