Encontro em Ílhavo sobre a 'operação de reabilitação urbana' revela vantagens nas condições de financiamento.

2018-04-18 17:17

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

O Operação de Reabilitação Urbana (ORU) de Ílhavo é, provavelmente, a grande aposta para reduzir o número os edifícios devolutos e a autarquia lembra aos proprietários que "estão perante uma oportunidade sem paralelo" nas condições de financiamento.

A Área de Reabilitação Urbana de Ílhavo privilegia quem aposte na reabilitação e vai penalizar, por via do IMI, os prédios devolutos. Paulo Anes, responsável técnico do município para a reabilitação urbana, lembra que são incentivos importantes. (com áudio)

A coordenadora da entidade pública gestora do 'Instrumento Financeiro' para a Reabilitação e Revitalização Urbanas, Teresa Mouro Ferreira, realçou as condições de financiamento conseguidas. Taxas de juro residuais "que resultam do esforço de públicos e privados em que a garantia pública ajuda a reduzir o risco e com isso as taxas". (com áudio)

A ORU "dirige-se principalmente à reabilitação e revitalização do património edificado", conferindo aos proprietários o direito de acesso a diversos apoios e incentivos, desde que cumpridos determinados requisitos legais e regulamentares.

Fernando Caçoilo, autarca de Ílhavo, acredita que esta operação de reabilitação "pode ser alavanca" para acabar com a degradação do edificado em Ílhavo numa zona marcada pelo investimento em reabilitação do espaço público. (com áudio)