Embaixadora do Reino Unido vai à UA falar da saída da União Europeia.

2017-03-30 11:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Embaixadora do Reino Unido em Portugal vai à UA falar sobre o Brexit A convite da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda (ESTGA-UA), a Embaixadora do Reino Unido em Portugal, Kirsty Hayes, fala sobre as “Consequências Económicas do "Brexit" num encontro que decorre na Sala de Atos Académicos da Universidade de Aveiro, no Edifício Central e da Reitoria, a partir das 15h00.

Pela primeira vez na história da construção europeia, um dos seus membros declarou querer abandonar o seio da União. A saída do Reino Unido (UK), um dos Estados membros com maior peso na União Europeia (UE), nomeadamente em questões económicas e institucionais, poderá ter consequências imprevisíveis, e cuja magnitude dependerá das novas relações que emergirem entre o UK e a UE.

É certo, que deste episódio resultarão novos padrões de comércio, alterações nos fluxos de capital entre os diversos centros financeiros, modificações nos movimentos dos cidadãos e nos fluxos migratórios com consequente impacto no mercado de trabalho, no turismo, entre outros. Mas poderão não ser só as economias europeias a ser afetadas, de forma positiva ou negativa, pelo Brexit. 

Diversos sectores económicos e empresariais de países terceiros poderão igualmente sentir efeitos devido à forma como os novos poderes mundiais se podem ajustar à nova realidade. Portugal, como parceiro do UK na mais antiga aliança diplomática existente, via Tratado de Windsor de 1386, é um dos países com mais expectativas e no qual maiores impactos se poderão sentir.