Elvira Fortunato participa na segunda sessão de Horizontes de Física.

2017-03-15 08:45

Categoria: 

Concelho: 

Elvira Fortunato é a convidada da segunda sessão de Horizontes da Fìsica. Nesta palestra, vai ser apresentada a evolução desde a eletrónica baseada em silício para plataformas flexíveis, recorrendo a novos materiais capazes de ser processados de uma forma não convencional, com baixos custos e ao mesmo tempo de uma forma amiga do ambiente.

Depois do sucesso da revolução da eletrónica transparente e com o interesse global em ecrãs utilizando óxidos metálicos como verdadeiros semicondutores, estes sistemas já se encontram em fase de comercialização devido a investimentos de grandes empresas.

O objetivo final destes dispositivos transparentes é chegar a um sistema integrado equipado com funções de armazenamento, imagem e ligação à rede, o que exige necessariamente matrizes de memórias não voláteis transparentes. 

Em paralelo, tem-se observado um rápido crescimento do interesse na utilização de materiais biológicos para uma vasta área de aplicações.

Um dos exemplos mais representativos é a celulose, não apenas na forma de material bruto, especialmente para pasta e produção de papel, mas também para o desenvolvimento de materiais e produtos avançados com propriedades à medida, concretamente baseados em nano-estruturas.

Nesta apresentação será feita uma revisão das principais aplicações da celulose vegetal e bacterial em eletrónica, tendo em consideração a experiência acumulada bem como os grandes desenvolvimentos já levados a cabo na área da eletrónica do papel.

Sessão marcada para as 21h30 no auditório da Reitoria.