Duas escolas do concelho de Ílhavo em destaque na recolha de lixo eletrónico.

2016-09-29 11:23

Categoria: 

Concelho: 

A ERP Portugal, que pertence à primeira plataforma Europeia de reciclagem (European Recycling Platform), estará em Aveiro já esta sexta feira para participar no Dia das Bandeiras Verdes, Galardão Eco-Escolas atribuído pela ABAE (Associação Bandeira Azul da Europa), para reconhecer o mérito das Eco-Escolas de todo o país em matéria de ações de natureza ambiental. As escolas serão distinguidas pelas suas iniciativas ambientais através da entrega de prémios e diplomas.

É a entidade responsável pela implementação da campanha Geração Depositrão, desafio lançado às Eco-Escolas desde 2008, cujo objetivo é promover comportamentos ambientais corretos, nomeadamente através do encaminhamento adequado de equipamentos e pilhas em fim de vida.

Neste âmbito, as escolas funcionam como ponto de recolha e informação sobre o tema, sendo premiadas de acordo com o peso de resíduos recolhidos ao longo do ano letivo (peso total e peso por aluno).

Na última edição desta campanha, destacam-se as escolas EB da Gafanha da Encarnação e EB1 da Chave (concelho de Ílhavo), que serão premiadas com cheques Staples, pela recolha de mais de 100kg de pilhas usadas.

No ano letivo anterior, as escolas do Distrito de Aveiro aumentaram em 60% o volume de recolha de resíduos (REEE-Resíduos de Equipamentos Elétricos e Eletrónicos e RP&A-Resíduos de Pilhas e Acumuladores) face ao ano anterior, contando assim com um total de recolhas superior a 30 toneladas. Também o número de escolas inscritas na oitava edição da Geração Depositrão merece destaque, tendo passado de 41 para 53 escolas, 9% do total de escolas inscritas no projeto.

Na 7ª edição, o Jardim de Infância de Oiã (Oliveira do Bairro, Aveiro) fez parte do grupo de 10 escolas distinguidas a nível nacional pelos volumes de resíduos recolhidos, tendo acumulado mais de 150kg por aluno.