Dragas afinam operação de dragagem no Canal de Mira.

2020-04-27 11:04

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

A Associação Amigos da Ria conseguiu esclarecer os contornos da movimentação de uma das duas dragas que operam no canal de Mira, junto à ponte da Barra e cujos movimentos estavam a levantar dúvidas nos residentes junto à marginal da Costa Nova que viam nos movimentos retirada e despejo de dragaos na ria.

A draga Ramaveiro esteve em testes de ligação à linha de tubagem que irá conduzir os sedimentos a uma ensecadeira que está a ser instalada, na margem, junto à rotunda da Barra.

Estes testes estavam a preocupar pescadores e desportistas náuticos uma vez que os sedimentos estavam a ser recolhidos num local e despejados, algum tempo depois, junto ao canal de navegação num movimento próximo do clube de vela da Costa Nova.

Segundo informação garantida pelo movimento Maria, essa draga, sabe-se agora, tem estado a bombear água durante o período de testes para proceder a afinações na linha de tubagem e marcações de sonda para ajustar o calado às diferentes quotas de fundo onde decorrerão as operações.

A empreitada está prevista até 31 de Dezembro mas há quem antecipe uma “derrapagem” atendendo aos condicionamentos desta operação em zonas mis sensíveis.

Tudo porque as duas dragas no Canal de Mira operam de forma alternada, na enchente e na vazante, condicionadas a essa regra.