Documentário "nos mares da memória - estórias de uma faina maior…” nomeado para concurso em Inglaterra.

2019-07-02 07:57

Categoria: 

Concelho: 

O filme documentário "nos mares da memória - estórias de uma faina maior…”, realizado por Rui Bela, foi nomeado para o “First-Time Filmmaker Sessions July 2019” na categoria curtas documentários.

Vencedor de festivais da arte, no Alaska, Barcelona e Portugal e apurado para a seleção final em quase duas dezenas de eventos da especialidade, em 2017, desde os Estados Unidos à Austrália, este documentário que teve estreia no Museu Marítimo de Ílhavo, em dezembro de 2015, tem sido divulgado e visionado, um pouco por todo o mundo, por milhares de apaixonados por esta temática.

Realizado por Rui Bela, guião de Senos da Fonseca e colaboração de alguns dos últimos heróis que protagonizaram esta “saga”, este filme resulta num projeto em vídeo com uma singularidade ímpar quer em Portugal quer a nível internacional, pois dá ênfase à arte da pesca experienciada e sentida por portugueses, bascos, espanhóis, franceses e ingleses ao longo de cinco séculos de história, granjeando e preservando as inúmeras lembranças deste passado tão presente para alguns.

Este festival internacional realiza-se durante o mês de julho, prolongando-se até final do ano, aquando do apuramento de cinco filmes finalistas.

O evento “Lift-Off Sessions” divide-se em duas fases sendo a primeira dedicada à votação, via on line, e efetivada pelo grande público.

Cada película fica disponível, durante uma semana, na plataforma VIMEO para votação genérica, sendo as cinco mais votadas sujeitas a uma ronda final e avaliadas por um júri internacional.

O escrutínio terá início no dia 21 de julho ficando o filme disponível para visualização. Este certame tem como objetivo primordial promover o cinema independente e valorizar novos realizadores.

É organizado pelos estúdios “Pinewood Studios”, dos maiores do mundo. Com cerca de oitenta anos de existência, estes estúdios são responsáveis por algumas das produções mais icónicas na arte, como sejam todos os filmes da série “007”, “Star Wars”, “Super Homem”, todo o universo da “Marvel” e exibindo grandes instalações em Inglaterra, Atlanta-USA, Toronto-Canadá, República Dominicana, Malásia.

Situa-se em Iver Heath, Buckinghamshire, aproximadamente a 30 Km a oeste do Centro de Londres.