Documentário de Rui Bela sobre pesca do bacalhau apresentado no Canadá.

2016-03-07 10:55

Categoria: 

Concelho: 

Rui Bela apresenta, no Canadá, o documentário “Nos mares da memória - estórias de uma faina maior..." Essa presença acontece num museu em Toronto que está a celebrar 30 anos e procura dar visibilidade à alegada presença do navegador João Vaz Corte-Real no Canadá em 1422 antes de Colombo.

O Real Canadian Portuguese Historical Museum em Toronto, no Canadá, pretende reconhecer a presença portuguesa na América do Norte dezanove anos antes da chegada de Cristóvão Colombo ao continente americano.

O realizador Rui Bela apresenta o documentário que estreou em Ílhavo, em Dezembro de 2015, e que já passou por Viana do Castelo. O documentário passa em revista cinco séculos de pesca do bacalhau em 56 minutos de imagens e documentos que resultam de uma investigação orientada por Valdemar Aveiro e Senos da Fonseca que colaboraram no guião.

A presença no Canadá está a ser momento de encontro da comunidade portuguesa num país onde se estima que existam cerca de 550 mil portugueses e lusodescendentes, estando a grande maioria localizada na província do Ontário.

O realizador confessa orgulho pela forma como o trabalho está a ser recebido e em nota no facebook mostrou o espaço onde aconteceu essa projeção. "Trailer de apresentação para uma audiência com cerca de 1000 pessoas e 7 écrans gigantes de vídeo!... Uma homenagem aos portugueses e dos Seus feitos por terras Canadianas..."

foto: Rui Bela