Docente da UA, Amparo Faustino, lidera sociedade europeia de fotobiologia.

2019-09-04 09:39

Categoria: 

Concelho: 

Maria do Amparo Ferreira Faustino, professora auxiliar do Departamento de Química da Universidade de Aveiro, acaba de ser eleita presidente da European Society for Photobiology (ESP).

A docente ocupará o cargo de Presidente-Eleita no biénio 2019/2021 e assumirá as funções de Presidente em exercício desta Sociedade Europeia no biénio 2021/2023.

Irá desenvolver o seu cargo em estreita colaboração com o presidente em exercício, o Professor Franz Trautinger do Departamento de Dermatologia e Venereologia do Hospital Universitário de St. Poelten, da Áustria e o ex-presidente o Professor Santi Nonell, Professor do Institut Quimic de Sarria da Universitat Ramon Llull, de Espanha.

Esta eleição pelos membros da sociedade constitui o reconhecimento pelo trabalho realizado pela docente do DQ-UA ao longo de duas décadas no domínio da Química e da Fotobiologia, especificamente na área da Terapia Fotodinâmica através do desenvolvimento de fotossensibilizadores com aplicação antimicrobiana e na terapia do cancro.

Amparo Faustino procurará consolidar a ligação da Sociedade Europeia de Fotobiologia com a Sociedade Civil, promovendo iniciativas de sensibilização e difundindo conhecimento e ligações estratégicas entre investigadores de diferentes áreas no domínio da Fotobiologia, organismos, instituições e centros de investigação.