Directora Regional de Cultura não fala sobre futura tutela do Museu de Aveiro. 'Vá perguntar ao Presidente da Câmara de Aveiro', afirmou Celeste Amaro à Terra Nova.

2015-01-27 13:08

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Directora Regional de Cultura, Celeste Amaro (na foto), "publicamente" não fala sobre o processo de negociações entre a Secretaria de Estado da Cultura e a Câmara de Aveiro, relativamente à passagem da tutela do Museu de Aveiro, do Estado para a autarquia aveirense, no âmbito do projecto de descentralização de competências, em curso.

"Há serviços que irão para a administração local. A minha opinião só a dou ao Secretário de Estado, não a dou em público", disse quando interpelada pela Terra Nova. "Sobre esse processo faça perguntas ao Presidente da Câmara de Aveiro ou ao Secretário de Estado da Cultura. A minha opinião é dada ao Governo", vincou Celeste Amaro, em declarações recolhidas à margem da exibição de mais duas reservas do espólio do Museu de Aveiro, hoje de manhã.

Apesar de não falar em público sobre a "municipalização", Celeste Amaro não deixou de enaltecer a evolução do número de visitantes desde que a Direção Regional de Cultura começou a tutelar o espaço. O número de visitantes passou de 30.575 em 2012 para 49.296 em 2013 e caiu em 2014 para 38.234.

"Só a exposição de Arte Sacra da Diocese garantiu quase 12 mil visitantes em 2012. Em 2014 baixou compreensivelmente. A 'passagem de Lisboa para a região centro' teve como consequência um aumento de 10 mil pessoas e é isso que nos interessa saber e relevar. Com a exposição que se vai realizar em Fevereiro, haverá outro 'pico' de pessoas".