"Diplomacia é também sobre a relação entre países e culturas. Sobre a esperança e o futuro" - Herro Mustafa

2016-12-14 11:11

Categoria: 

Concelho: 

Áudio da Notícia:

A Ministra Conselheira da Embaixada dos EUA em Lisboa confessa que a sua experiência de vida como refugiada influenciou a escolha profissional. Herro Mustafa esteve na Universidade de Aveiro e passou em revista um percurso de refugiada muçulmana curda, do Iraque até aos EUA, e uma vida dedicada à diplomacia na administração Norte Americana, sempre com ligações ao Médio Oriente.

Herro Mustafa foi diretora dos serviços do Irão, Israel-Palestina e Jordânia, do Conselho Nacional de Segurança em 2005-2006 e dos serviços do Iraque e Afeganistão, em 2004-2005.

Foi coordenadora da proteção civil dos EUA em Mosul, no Iraque, foi Cônsul em Beirute, no Líbano, e trabalhou na Secção Política da Embaixada dos EUA em Atenas, na Grécia.

Cresceu em Minot, no Dakota do Norte e fala Curdo, Árabe, Farsi, Grego, Hindi e Português. Revela que a experiência de vida foi determinante para seguir a vida que seguiu (com áudio).

Filipe Teles, Pró Reitor da Universidade de Aveiro, aproveitou a conferência para promover a reabertura do American Corner na Biblioteca da Universidade de Aveiro. Explica que o espaço está mais apelativo com a criação do Media Lab.

“Convido todos a visitarem este espaço. Com este novo espaço encontrarão informação, espaço de aprendizagem e conhecimento de recursos desta colaboração que temos com a embaixada dos EUA”.