"Digitalização" da aquacultura em foco na celebração do Dia Europeu do Mar.

2017-05-23 08:08

Categoria: 

Concelho: 

O Município de Ílhavo acolhe Dia Aberto do Projeto do Aquatropolis na próxima quinta-feira.

Iniciativa que faz parte do Dia Europeu do Mar numa programação preparada pela Universidade de Aveiro e que se irá prolongar até 6 de Junho.

O projeto Aquatropolis foi um dos dez projetos escolhidos pelo Compete 2020 para representar Portugal na campanha que tem por objetivo promover empresas e iniciativas que se destacam pelas boas práticas na utilização de sistemas de incentivo europeus.

Assume o compromisso de informar e sensibilizar a sociedade para a importância da transformação digital do setor aquícola. O encontro de quinta aposta na sensibilização para a Quarta Revolução Industrial e reflete o papel do setor aquícola e das biotecnologias azuis enquanto indústrias para a promoção da descarbonização do Planeta.

Durante a manhã, entre as 10h00 e as 12h00, nas instalações da AlgaPlus, em Ílhavo, será promovida uma iniciativa de sensibilização junto das escolas do ensino secundário, relativamente a sistemas multitróficos integrados e transformação digital do setor aquícola.

Da parte da tarde, entre as 14h00 e as 17h00, no Centro de Investigação e Empreendedorismo do Mar, localizado junto ao Museu Marítimo de Ílhavo, será organizada uma sessão de esclarecimento composta por dois painéis temáticos.

O primeiro subordinado ao tema da aquacultura e biotecnologia azul em contexto de economia circular e o segundo painel inteiramente dedicado à apresentação dos resultados do projeto Aquatropolis.

O projeto é promovido em consórcio. A equipa é formada pela Compta, ALGAplus, Domatica, Politécnico de Leiria, através das Escolas Superiores de Turismo e Tecnologia do Mar e de Tecnologia e Gestão, Instituto Politécnico de Tomar e o Tagus Valley.

O consórcio foi apoiado pelo COMPETE 2020 âmbito do Sistema de Incentivos à Investigação e Desenvolvimento Tecnológico na vertente de Co-promoção, com um Investimento elegível de 1.668 mil euros o que resultou num Incentivo FEDER de 1.233 mil euros.

Na programação do Dia Europeu do Mar haverá “Laboratórios de Mar”, uma Mesa Redonda sobre Energias Renováveis Oceânicas, as Jornadas do Mar e da Atmosfera e a participação da UA no certame Business2Sea.

A Plataforma Tecnológica do Mar, da UA, procurou desenhar um programa para apresentar o potencial existente para desafios que surjam neste setor, nomeadamente em Aveiro.

Ontem foi dia para o Laboratório de Eletroquímica e Corrosão, na quinta há Laboratório de Ecologia e Ecotoxicologia Aplicada e na sexta Laboratório de Processos Eletroquímicos para Armazenamento de Energia.

Esta terça há jornadas do mar e da atmosfera. A cargo do Núcleo de estudantes de Meteorologia, Oceanografia e Geofísica e do Núcleo de estudantes de Ciências do Mar, as Jornadas do Mar e da Atmosfera decorrem ao longo de três dias (23, 24 e 25 de maio de 2017). Este evento, cujo público-alvo é essencialmente a comunidade académica, está aberto a outros interessados e inclui também um passeio na Lancha Praia da Costa Nova, na tarde desta terça-feira.

A Vestas, líder mundial do setor da energia eólica, atualmente a recrutar em Portugal, vai estar esta terça, às 15h00, na Sala de Atos Académicos da Reitoria da UA, para apresentar o novo centro de desenvolvimento da Vestas.

Na quinta, Ílhavo acolhe o evento “Aquatropolis - Open Day”, subordinado ao papel da Indústria 4.0 no setor aquícola. Sessão entre as 10h00 e as 17h00 que contará com Ricardo Calado, investigador do CESAM.

Sexta-feira é dia de uma mesa redonda dedicada às Energias Renováveis Oceânicas. Este evento terá lugar na Fábrica Centro Ciência Viva de Aveiro, às 17h30, com a participação de Ana Brito e Melo da Wavec, de Ricardo Morgado da empresa A. Silva Matos, de João Tedim do CICECO – Universidade de Aveiro, e com moderação de João Pedro Braga da Cruz, Presidente do Conselho de Administração do Porto de Aveiro.

No dia 31 de maio realiza-se o TOXECO 2017- Palestras em Toxicologia e Ecotoxicologia, no anfiteatro do Departamento de Biologia da UA, das 15h00 às 18h30.

Nos dias 5 e 6 de junho, decorre a Business2Sea, no Porto. Como já vem sendo tradição, a UA estará presente com uma área expositiva integrada do stand da Região de Aveiro, onde apresenta projetos e protótipos. Para além da componente expositiva este ano dedicada ao tema “Tecnologias e Indústrias Oceânicas”, a UA efetuará reuniões exploratórias com várias entidades, na componente de encontro de negócios.