Dia Mundial da Fisioterapia celebrado com rastreio postural.

2016-09-08 07:24

Categoria: 

Concelho: 

Na celebração do Dia Mundial da Fisioterapia o Gabinete de Fisioterapia na Universidade de Aveiro em parceria com a UpCare Medical Center oferece à população um Rastreio Postural, com avaliação postural e análise do centro de gravidade. As alterações posturais são consequência de movimentos repetidos, posições mantidas ou lesões antigas mal reabilitadas que provocam assimetrias posturais.

A Avaliação Postural é um dos instrumentos utilizados pelos fisioterapeutas para avaliação, identificação, localização das estruturas ósseas e musculares em diferentes planos e eixos e como estes se relacionam com a linha da gravidade.

Esta avaliação postural é feita comparando a postura do individuo com uma postura do corpo dita “ideal” tendo em conta 3 perspetivas (vista anterior, vista lateral e vista posterior), com o indivíduo na posição de pé, com os pés juntos, ombros relaxados e a olhar em frente.

João Carvalho, organizador do evento, realça a importância de detetar e corrigir algumas posturas que podem influenciar negativamente a qualidade de vida (com áudio).