Dia da Gastronomia revela programa para a festa que decorre em Aveiro a 29 de Maio.

2016-05-18 10:23

Categoria: 

Concelho: 

Aveiro será a primeira cidade anfitriã do Dia Nacional da Gastronomia que se assinala no próximo dia 29 de maio no Mercado Manuel Firmino. O prato forte das comemorações deste dia é composto por uma seleção dos melhores produtos nacionais, demonstrações de cozinha onde as confrarias trabalham com novos Chefs e escolas de hotelaria, harmonizações e diversos momentos de animação.

Destaque para uma exposição única onde produtos da nossa gastronomia mostram que podem ser arte. Criativos trabalham produtos alimentares que resultam numa exposição que no final do dia é degustada por todos. No mesmo dia nasce um conto, escrito por quatro nomes da nossa literatura, durante as 24 horas do 1º dia da Gastronomia Portuguesa.

Aveiro acolhe todas estas ações transformando-se, neste primeiro ano, na capital da Gastronomia. Sob a chancela das Confrarias Gastronómicas Portuguesas, o Mercado Manuel Firmino recebe a mostra de produtores portugueses, que terá em exposição e para venda, alguns dos mais característicos produtos de Portugal.

A estes juntam-se produtores certificados com o selo do Portugal Sou Eu e os selecionados produtos que integram o Clube de Produtores da Sonae, numa demonstração ímpar da qualidade e da relevância dos produtos nacionais.

É no mercado que se realizam também as demonstrações culinárias a cargo da selecção dos Chefs Hélio Loureiro e Luís Lavrador, também eles com um percurso ligado à nossa seleção nacional de futebol, as seleções das Confrarias Gastronómicas, que nos mostram como a tradição Culinária tem novas interpretações pelas Escolas de Hotelaria, que imprimem modernidade às receitas mais tradicionais, reinventando os pratos típicos.

No exterior teremos diversas atividades ligadas à gastronomia destinadas a adultos e crianças – uma zona de piqueniques, com oferta de toalhas alusivas ao dia, um espaço educativo que convida as crianças a plantar uma semente de chícharo, assinalando o Ano Internacional das Leguminosas, e diversas outras atividades promovidas pelas marcas que se associam ao Dia da Gastronomia, em ações pop up que se desenrolam um pouco por toda a cidade.

E porque se trata de uma festa da gastronomia, ao longo de toda a semana que antecede o evento, dezenas de restaurantes disponibilizam aos seus clientes um prato da gastronomia portuguesa com um desconto de 50 por cento.

Também as lojas da cidade de Aveiro são desafiadas a decorar as suas montras com pormenores alusivos à gastronomia nacional.

O Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa é uma ação promovida conjuntamente pela Federação Portuguesa das Confrarias Gastronómicas e pela AHRESP – Associação da Hotelaria, Restauração e Similares de Portugal, com o apoio do Turismo do Centro de Portugal e da Câmara Municipal de Aveiro, à qual se juntam diversas instituições públicas e privadas, fazendo sobressair a importância da gastronomia nacional.

Um selo e um carimbo oficial do Dia da Gastronomia serão lançados pelos CTT, a TAP apresentará, a 29 de maio, uma refeição alusiva à efeméride, desenvolvida pelo Chef Vítor Sobral, a CP promoverá uma viagem especial, e uma série de outras entidades associam-se com ações relacionadas, aumentando a relevância do dia e a importância da gastronomia portuguesa.

A organização do Dia Nacional da Gastronomia Portuguesa pretende comemorar efusivamente cada último domingo de maio, cada ano numa cidade e região diferente, mostrando a transversalidade da nossa gastronomia.