Dia Aberto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda recebe alunos do secundário.

2020-02-19 07:42

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

Dia Aberto da Escola Superior de Tecnologia e Gestão de Águeda.

"(e)Ventos de mudança", "Vamos ser (c)Lean", "A Internet das muitas coisas", "(re)Conhece a impressão 3D", "Acerta o alvo" ou "A minha galinha é melhor do que a da vizinha" são algumas das atividades em que os alunos do 11º e 12º anos das escolas de vários municípios poderão participar no Dia Aberto, esta quarta, ao longo do dia.

Os jovens terão igualmente a oportunidade de aprender a programar robots e, até, de colocar um motor elétrico a funcionar.

Pela primeira vez, decorrerá também nesse dia a final do concurso Inovar no Retalho.

Entre as 08h45 e as 17h00, estima-se que visitem a ESTGA mais de 500 alunos do 11.º e 12.º anos oriundos de escolas secundárias e profissionais de vários concelhos e com percursos formativos muito diversificados.

Cultivando uma relação de proximidade, o Dia Aberto é também dedicado a parceiros organizacionais e empresariais, a escolas e ao público em geral, em que a ESTGA dá a conhecer o que a distingue no panorama do Ensino Superior nacional.

Ao longo de todo o dia, os visitantes vão poder conhecer as instalações e os recursos da ESTGA e, também, contactar com o apoio de atuais alunos da Escola, com antigos alunos e com docentes, conhecendo alguns dos projetos desenvolvidos em parceria com empresas e organizações e esclarecendo eventuais dúvidas sobre os cursos (Cursos Técnicos Superiores Profissionais, licenciaturas e mestrados) lecionados.

O programa inclui ainda momentos lúdicos, dinamizados pelo Núcleo Associativo de Estudantes.

As palavras-chave deste ano são Informalidade e Proximidade para que todos possam partilhar este dia da melhor forma.

Paralelamente ao Dia Aberto da ESTGA irá decorrer a já habitual final da 12.ª edição do Torneio Estudantil de Computação multiLinguagem de Aveiro (TECLA).

Trata-se de uma iniciativa organizada pela ESTGA, desde 2009, que se tornou uma referência de âmbito nacional no que se refere à sensibilização dos alunos do ensino secundário (regular e profissional) para a área da Programação.

Pela primeira vez, decorrerá também nesse dia a final do concurso Inovar no Retalho, desenvolvido em parceria com o Grupo Jerónimo Martins no âmbito dos cursos de licenciatura e de mestrado na área da Gestão Comercial.

Durante a tarde, haverá a entrega dos prémios relativos aos concursos TECLA e Inovar no Retalho e, à noite, terá lugar o já tradicional arraial académico, organizado pelo NAE-ESTGA.