Deputados timorenses visitam a UA para 'celebrar uma relação de décadas'.

2015-06-18 17:05

Tópicos: 

Categoria: 

Concelho: 

O trabalho de reestruturação curricular do ensino secundário em Timor-Leste e a respetiva produção de manuais escolares para alunos e guias para os professores, o projeto de informatização do Parlamento Nacional timorense e o estudo da flora daquele país, foram algumas das missões da Universidade de Aveiro (UA), já concluídas "com êxito", apresentadas à comitiva parlamentar timorense que no dia 17 de Junho se deslocou à academia. Promovida pelo Grupo Parlamentar de Amizade Portugal – Timor-Leste, em conjunto com o homólogo timorense, a conferência "Portugal – Timor-Leste", que decorreu em Lisboa a 15 e 16 de Junho, deu o mote para a viagem a Portugal dos representantes timorenses.

À margem do encontro de Lisboa, a visita à UA pretendeu cimentar a decana relação de amizade e cooperação entre a UA e Timor e trouxe à academia Vicente da Silva Guterres, Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste, e vários representantes timorenses, entre parlamentares, governantes, empresários, académicos e agentes culturais. Recebidos por José Alberto Rafael, Vice-reitor da UA, os representantes timorenses estiveram nos departamentos de Química e de Geociências e no CICECO - Aveiro Institute of Materials da UA.

“A colaboração entre a UA e Timor é de longa data. Depois desta visita, na qual tomei conhecimento de todos os projetos que envolvem Timor e a UA, regresso ao meu pais com a certeza de que devia haver uma maior dinamização da nossa cooperação e a continuação daquilo que se fez para que se possa transmitir de forma cabal os conhecimentos da experiência adquirida para os timorenses para que, a prazo, possam eles próprios andar pelos seus próprios pés”, afirmou Vicente da Silva Guterres, Presidente do Parlamento Nacional de Timor-Leste.

No final da visita, que incluiu um emotivo encontro com dezenas de estudantes timorenses da UA,  o responsável salientou também “a assistência personalizada que a UA presta aos bolseiros vindos de Timor”, um apoio que tem resultado no êxito do percurso académico dos alunos. “A UA está, por isso, de parabéns”, frisou Vicente da Silva Guterres.